Integração na Poesia

Orientado para a improvisação, participa regularmente como pianista em sessões de poesia e lançamento de livros. Assim, desde 1994, foi o pianista permanente dos Programas de Poesia de Luis Machado, tendo actuado no Hotel Avenida Palace em Lisboa, Quinta das Lágrimas em Coimbra, Palácio Sotto Mayor na Figueira da Foz (desde 1995 a 2002), Palácio Valenças em Sintra, espectáculos de abertura do Espaço de Poesia do Chiado em Abril de 2000, Casa Fernando Pessoa, Grémio Literário, Mosteiro dos Jerónimos, Ordem dos Médicos em Coimbra (com o Actor Sinde Filipe), Mosteiro de Alcobaça, Clube Setubalense e Salão Nobre da Câmara de Setúbal, entre outros. Participou nos espectáculos Evocação de David Mourão Ferreira, em Constância e Cascais, e Evocação de António Botto, em Abrantes, iniciativas culturais da Associação Cultural Confluência.

Autor e intérprete da música do CD de Poesia de Bocage, dita por Carlos César e Célia David, editado pela LASA em 1997. Participa, com Luis Pedro Fonseca e Bernardo Sassetti, com improvisos ao piano integrados na banda sonora do CD de poesia de Miguel Barbosa, dita por Luis Machado, Irene Cruz e Sofia Sá da Bandeira, e com o título "Palavras que falam de Amor", lançado na Casa Fernando Pessoa em Novembro de 2001. Autor da música do CD "Coimbra na Outra Margem da Lembrança", em parceria com Luis Machado, lançado em Coimbra, na Casa da Cultura e em Lisboa no Martinho da Arcada em Fevereiro de 2004. Autor e intérprete da música do CD "Perscrutando a Inquietude" com 40 sonetos de Bocage ditos por José Nobre, editado pelo Centro de Estudos Bocageanos em Outubro de 2007. Autor da música do CD "Sebastião da Gama - Meu caminho é por mim fora", com 26 textos do poeta, ditos por Célia David, Fernando Guerreiro, José Nobre e Maria Clementina, e também pela convidada de honra, a Dra. Maria Barroso, editado pela Associação Cultural Sebastião da Gama, em Junho de 2010.

http://rserodio17.official.fm/
http://www.cdbaby.com/cd/ruiserodio
http://portuguesenewage.blogspot.com/ 
http://consciouscreativity.ning.com/profiles/profile/show?id=RuiSerodio

Percurso académico

Portugal
Rui Serodio fez os primeiros estudos de piano com sua Mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde cursou Piano, Harmonia, Contraponto, Órgão, Interpretação de Música Antiga e História da Música, tendo sido discípulo de Abreu e Motta, Varella Cid, Croner de Vasconcelos, Armando Fernandes, Santiago Kastner, Artur Santos, Armando Santiago, Maria Augusta Barbosa e Gertrud Mersyowsky. Dedicou-se ao estudo da literatura pianística dos Mestres Clássicos, Românticos e Impressionistas e da Escola de Virtuosismo, ao mesmo tempo que aprofundou os seus conhecimentos de Harmonia Moderna. Foi-lhe atribuído o Prémio Eduardo Libório de História da Música em 1961. Frequentou mais tarde a cadeira de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Nacional. Compositores de referência - Gabriel Fauré, Robert Schumann, Erik Satie, Edvard Grieg, Kurt Weil, Maurice Ravel, Francisco de Lacerda, Newton Howard, Samuel Barber, Dave Grusin, Sakamoto, Ennio Morricone.