Formação

Acompanhando a evolução tecnológica, dedica-se à informática e à sua interligação com a música. Compõe todas as suas obras e executa todos os arranjos com recurso a um piano digital, um computador, VST’s e samples.
Elaborou um Programa de Formação de Compositores, orientado para a Música Portuguesa, de aplicação modular, cujo conteúdo programático abrange Fundamentos da Criatividade, Filosofia da Inspiração, Arquitectura Harmónica Contemporânea, Análise Musical, Criação de Canções, Arranjos Instrumentais e Composição Assistida por Computador. Este Programa contribui significativamente para o início de actividade de compositores independentes.
Realizou um ciclo de palestras sobre a evolução da Música na Europa Ocidental, na Biblioteca Municipal de Setúbal em 2010 e em diversos locais com o programa A Mística do Piano iniciado no Instituto Piaget. Foi, durante sete anos, professor da cadeira de Análise Musical na Uniseti, Universidade Sénior de Setúbal.

http://rserodio17.official.fm/
http://www.cdbaby.com/cd/ruiserodio
http://portuguesenewage.blogspot.com/ 
http://consciouscreativity.ning.com/profiles/profile/show?id=RuiSerodio

Percurso académico

Portugal
Rui Serodio fez os primeiros estudos de piano com sua Mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde cursou Piano, Harmonia, Contraponto, Órgão, Interpretação de Música Antiga e História da Música, tendo sido discípulo de Abreu e Motta, Varella Cid, Croner de Vasconcelos, Armando Fernandes, Santiago Kastner, Artur Santos, Armando Santiago, Maria Augusta Barbosa e Gertrud Mersyowsky. Dedicou-se ao estudo da literatura pianística dos Mestres Clássicos, Românticos e Impressionistas e da Escola de Virtuosismo, ao mesmo tempo que aprofundou os seus conhecimentos de Harmonia Moderna. Foi-lhe atribuído o Prémio Eduardo Libório de História da Música em 1961. Frequentou mais tarde a cadeira de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Nacional. Compositores de referência - Gabriel Fauré, Robert Schumann, Erik Satie, Edvard Grieg, Kurt Weil, Maurice Ravel, Francisco de Lacerda, Newton Howard, Samuel Barber, Dave Grusin, Sakamoto, Ennio Morricone.