Actividade como pianista e compositor

Integrou a Orquestra do Festival da RTP em 1972. Acompanhou Teresa Silva Carvalho no show da RTP Som de Palco. Actuou nos Hoteis Tivoli, Meridien, Ritz, Avenida Palace, Diplomático e Júpiter. Participou na execução do disco Margens, de Carlos do Carmo, com música de José Luis Tinoco. Acompanhou também Carlos do Carmo no programa para a RTPi em Dezembro de 1997.    Acompanhou diversos intérpretes, cantores e instrumentistas.   Acompanhou Nicolau Breyner no show nico.com no Wonder Bar do Casino Estoril em Abril/Maio de 2003.    Dedicando particular atenção à execução de Música Portuguesa executada em Grande Piano, confere-lhe um estilo muito personalizado que resulta da combinação da técnica e da expressividade do Romantismo, obtendo um clima sonoro de características acentuadamente nacionais, como se pode ouvir nas suas interpretações de Fado, ao piano.


Obteve o 3º lugar do Festival da Canção da RTP em 1972 com a Canção “Vem o Caminheiro”. Compôs e gravou diversos gingles para Televisão e Rádio. Autor da música da Grande Marcha de Lisboa de 1995, em parceria com Francisco Nicholson, da Grande Marcha de Setúbal de 1996 em parceria com José Motrena e da Grande Marcha de Almada de 1999, com Gonçalves Preto. A partir de 1996 dedica-se aos estilos Contemporary Improvised Instrumental Music e Portuguese New Age, arranjos instrumentais e vocais e música para teatro. Gravou em 1997 um CD com o título “Sintra” para a etiqueta Strauss Evolution, tendo como produtor José da Ponte e lançado oficialmente no Palácio Valenças, em Sintra, em Janeiro de 1998 com a presença da Drª. Edite Estrela, à data Presidente da Câmara de Sintra.


Editou em Setembro de 2001 o seu segundo CD com o título “Caminhos da Arrábida”, para a editora JGC, de Jorge Calheiros, ideia original da Empresa SAL - Sistemas de Ar Livre oficialmente lançado no Salão da Aerset em Setúbal. Contém nove faixas instrumentais, de influências tradicionais portuguesas sendo o libreto da autoria de José Pedro Calheiros. Tendo site próprio www.caminhosdaarrabida.com deu origem a uma versão estrangeira com o título “Sounds of the Mountain”. Lançou em Dezembro de 2001 o seu primeiro CD a solo, em piano, totalmente improvisado e gravado nos Estúdios Xangri-Lá, comemorativo do aniversário uma importante empresa portuguesa do ramo da electrónica, Setcom, e classificado como CD de prestígio. A versão estrangeira deste CD tem o título “Insights”.



Percurso académico

Portugal
Rui Serodio fez os primeiros estudos de piano com sua Mãe e ingressou muito cedo no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde cursou Piano, Harmonia, Contraponto, Órgão, Interpretação de Música Antiga e História da Música, tendo sido discípulo de Abreu e Motta, Varella Cid, Croner de Vasconcelos, Armando Fernandes, Santiago Kastner, Artur Santos, Armando Santiago, Maria Augusta Barbosa e Gertrud Mersyowsky. Dedicou-se ao estudo da literatura pianística dos Mestres Clássicos, Românticos e Impressionistas e da Escola de Virtuosismo, ao mesmo tempo que aprofundou os seus conhecimentos de Harmonia Moderna. Foi-lhe atribuído o Prémio Eduardo Libório de História da Música em 1961. Frequentou mais tarde a cadeira de Análise e Técnicas de Composição no Conservatório Nacional. Compositores de referência - Gabriel Fauré, Robert Schumann, Erik Satie, Edvard Grieg, Kurt Weil, Maurice Ravel, Francisco de Lacerda, Newton Howard, Samuel Barber, Dave Grusin, Sakamoto, Ennio Morricone.